quarta-feira, 11 de março de 2015

Como educar um filho para não ser machista

Ainda falando sobre machismo, hoje ouvi uma mulher mais nova do que eu dizer que  mesmo não sendo casada ela sabe que se quiser manter o casamento a mulher tem que se esforçar para atender a demanda sexual do marido. Enquanto a ouvia falar essa e outras coisas, fiquei pensando como pode uma pessoa na idade dela ter esse tipo de ideia?

Não acredito que alguém nasça machista, ou com qualquer tipo de preconceito. Toda criança é curiosa por natureza, se encanta com tudo e não estranha nada, não é a toa que os pais estão sempre vigiando os filhos para evitar que eles coloquem sujeira na boca, o dedo na tomada ou dê atenção a estranhos. Então, quando e como aprendemos a por rótulos nas pessoas e nas relações?

Sempre fui muito preocupada com que tipo de pessoa meu filho será. Certa vez, quando ele tinha 4 ou 5 anos, ao me ver lavando uma peça de roupa dele, ele me disse: "ainda bem que sou homem, quando eu tiver um filho não vou ter que lavar a roupa suja dele". Aquela declaração foi um golpe duro para mim. Depois de gastar um bom tempo explicando para ele que a responsabilidade pelo cuidados dos filhos é tanto do pai quanto da mãe, fiquei refletindo sobre como ele criou aquela ideia. Certamente, nem o pai muito menos eu  ensinamos isso a ele diretamente.  Porém, acreditando que educação vem de casa, passei a refletir quantas outras atitudes minhas estariam contribuindo para a formação  machista do meu filho.

Criar uma criança sem mimá-la é muito difícil.  Nossa tendência é sempre querer proteger, cuidar e fazer com que nossos pequenos se sintam felizes. Em geral, a mãe cumpre melhor esse papel, e muitas vezes, entre um cuidado e outro, ou excesso de afeto, sem perceber contribui para a formação do caráter machista. Recentemente, li um texto muito bom sobre lições para criar uma filha não machista. Inspirada nele resolvi listar algumas coisas que tento e pretendo ensinar ao meu filho.


  1. Sua mãe sou eu, se deixei você mimado não espere encontrar alguém que dará continuidade a esse trabalho. Então aprenda a preparar as coisas que gosta de comer, a cuidar da sua roupa, de seus objetos pessoais. Procure alguém com quem você goste de conviver e não que aceite ser sua serviçal. 
  2. A responsabilidade de manter limpo e organizado o ambiente onde você vive é tão sua quanto de qualquer pessoa que viva com você. Portanto, nunca pense que está ajudando com os afazeres domésticos. 
  3. Flores, bombons, presentes são ótimos quando são apenas um gesto de carinho. Quando fizer algo errado peça desculpas e se esforce para não repetir. Não subestime o caráter de alguém, achando que coisas podem substituir atitudes.
  4. Não é não. Ninguém precisa justificar o fato de querer ficar sozinho ou não estar a fim de atender seus desejos físicos. Saiba  ouvir não sem sofrer e levar pro lado pessoal, é melhor pra você e para quem convive contigo.
  5. Não ria ou faça piadas que descrevam mulheres como inferiores, burras ou interesseiras, esse tipo de atitude caracteriza misoginia, e espero do fundo do meu coração que você não vai se tornar misógino. Nessas horas pensem em sua mãe, avós e tias que você verá que não tem graça ouvir alguém desrespeitando as mulheres de sua vida. 
  6. Quando uma mulher te chamar atenção pela forma como está vestida não pense que ela está se oferecendo ou esperando uma cantada. 
  7. A aparência física pode encher os olhos e disparar seus hormônios, mas não se iluda, isso não representa absolutamente nada sobre o caráter e personalidade de alguém. 
  8. Se você engravidar uma mulher respeite as decisões dela sobre como proceder com a gravidez. Opine, converse, se envolva, mas tenha sempre em mente que o corpo pertence à mulher, então a palavra final deve ser dela.
  9. Quando tiver filhos mantenha sempre em mente que a responsabilidade pela criação deles é tanto sua quanto da mãe. E isso envolve trocar fraldas, dar banhos,  perder horas de sono acalmando o  bebê e tudo mais que que seu filho venha precisar. Compartilhando todas as tarefas, além de ser um bom companheiro você também será um ótimo pai e nunca irá se arrepender disso.
  10. Não tente cativar alguém com objetos ou mentiras. Não há falsidade que nunca se revele e bens materiais não garantem alegria. Se você quiser ter alguém seja honesto e transparente, só assim poderá ter certeza que qualquer demonstração de afeto é desinteressado e genuíno.
  11. Se quiser manter um relacionamento sadio e feliz trate a pessoa com quem está envolvido da mesma forma que você quer ser tratado. Não existe relacionamento duradouro sem reciprocidade.
  12. Ao longo de sua vida, certamente, você ouvirá coisas semelhantes de outras mulheres, mas espero que sabendo o quão importante esses conceitos são para sua mãe você se esforce para colocá-los em prática.



Um comentário: